domingo, 8 de novembro de 2009

Bolo de cenoura e nozes sem glúten



Uau...nao estou conseguindo tempo para escrever os posts e esta semana o blog ficou um pouco abandonado.

Estou trabalhando muito pois o projeto que trabalho esta encerrando as atividades aqui em Londres e com isso tenho trabalhado em torno de 13 horas por dia para dar conta do trabalho que antes precisava de 4 pessoas para fazer.

Esta sera minha utlima semana e estarei viajando a trabalho por algumas semanas e isso tambem tem me ocupado um certo tempo e me deixando preocupada em relacao a minha dieta sem glúten. Não entendo nada de russo e sera dificil  decifrar a embalagem dos produtos.

Mas enquanto a dificuldade não chega, um post  com a receita de um bolo que rendeu muitos elogios. Um bolo de cenoura umido e ninguem vai notar que e ninguem vai notar que é sem glúten.

Este bolo  pode ser servido tambem como um bolo para uma ocasiao especial pois ele alem de ficar umido no dia seguinte tem a crocancia das nozes.

Pode ser recheado caso quiseres.

Ingredientes:

2 xicaras de açúcar

4 ovos

1 ½  xícara de oleo de girassol

1 ½ xic de mistura de farinha de sorgo ( clique aqui  ou podes substituir por outra mistura de farinha sem glúten postada aqui no blog)

½ xícara de farelo de amendoas ( bata as amendoas sem a pele no liquidificador até formar uma farinha)

2 colheres de cha de bicarbonato de sódio

1 colher de cha de goma xantana

2 colheres de cha de fermento em po sem glúten

2 colheres de cha de canela em po

1 colher de cha de sal

2 colheres de cha de extrato ou essencia de baunilha

1 xícara de nozes picadas

3 xicaras de cenoura ralada ( + ou – 4 cenouras medias)

Cobertura:

2 colheres de sopa de manteiga sem sal

200g de cream cheese ( eu uso Philadelphia)

1 colher de cha de extrato ou essencia de baunilha

1 xícara de açúcar de confeiteiro

Nozes inteiras ou picadas para decorar

Cado quiseres podes usar essa mesma cobertura para rechear o bolo.


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180C.

Unte uma forma redonda é polvilhe com farinha sem glúten.

Na batedeira, bata o açúcar e os ovos em uma tigela grande até fivar bem cremoso. Adicione o óleo e a baunilha e bata mais um pouquinho.

Numa outra vasilha, misture o farelo de amendoas, a mistura de farinha de sorgo, o bicarbonato de sodio, o fermento, a canela em po e o sal.

Adicione os ingredientes secos aos ingredientes molhados e bata até misturar bem.

Adicone a cenoura ralada e nozes picadas e misture bem. Despeje a massa na forma untada e asse em forno pré-aquecido por 45-55 minutos ou até que um palito inserido no meio do bolo saia limpo.

Deixe esfriar por completo.

Depois   que o bolo estiver bem frio, prepare a cobertura colocando a manteiga, o cream cheese e a baunilha em uma tigela grande e bata em velocidade alta até misturar bem. Adicione o açúcar de confeiteiro e bata até ficar homogêneo e cremoso.

Coloque a mistura sobre o bolo frio é polvilhe com nozes picadas por cima.

Como aqui o clima esta bem frio não deixei o bolo na geladeira mas o bolo foi consumido em menos de 24 horas.

3 comentários:

Mari disse...

Leila querida,

Esse bolo parece maravilhoso mesmo.... achei interessantissima essa cobertura com cream cheese... sugestão anotadissima!
Bjo grande,

Mari

Anônimo disse...

OLá Leila.tem um aspeto maravilhoso já se comia o bolo .....adorei adorei ...beij da Aida Petronilho

Leila disse...

Aida, esse bolo eh muito bom mesmo. bjs